Revelado o segredo para vender mais com a internet

O atendimento personalizado é uma das principais estratégias para conquistar e fidelizar clientes. Além do mais, esse tipo de abordagem tem sido uma demanda recorrente do consumidor contemporâneo, cujos hábitos estão altamente atrelados ao universo digital.

Mas, afinal, como estruturar e implementar o atendimento personalizado? Está aí um desafio que a maior parte dos gestores enfrenta atualmente. É por isso que você está aqui, não é mesmo? Para aprender e colocar em prática. Nós podemos ajudar

Ao fim deste artigo, você deverá saber responder às seguintes questões:

  • O que é atendimento personalizado?
  • Qual a sua importância para a empresa?
  • Quais as diferenças entre atendimento personalizado e padronizado?
  • Como personalizar o atendimento?
  • Qual ferramenta te ajuda a atender mais no digital?

O que é atendimento personalizado?

O atendimento personalizado surgiu para corresponder aos desafios impostos por esse perfil de consumidor. Segundo uma pesquisa recente pelo Sebrae, 80% dos entrevistados consideraram que a experiência oferecida por uma empresa é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços por ela comercializados.

Qual a sua importância para a empresa?

No mercado contemporâneo, a competitividade é tão alta que prestar um bom atendimento, simplesmente, já não é mais suficiente. É necessário se diferenciar e o diferencial vai além disso. Materializa-se a partir de um conhecimento aprofundado do cliente, que ocorre por meio de coleta e análise de dados conhecendo a sua região por exemplo. 

Precisamos compreender a mudança significativa do perfil e dos hábitos de consumo dos clientes nos últimos anos. Com o advento e a popularização massiva da internet e dos dispositivos móveis, as pessoas estão mais imediatistas, exigentes e críticas. Sendo assim, não basta argumentos com gatilhos mentais, haja com transparência e objetividade dos valores do seu produto/serviço.

Quais as diferenças entre atendimento personalizado e padronizado?

A distinção pode parecer simples, mas a maioria esmagadora dos empreendimentos ainda peca ao não especificar sua estratégia no relacionamento com o cliente. Não se trata de dizer qual é melhor ou pior, pois ambas têm o seu valor. De todo modo, a personalização tem sido um fator diferencial no contato com o público.

Em linhas gerais, o atendimento padronizado segue um script, isto é, um roteiro estruturado para abordar o cliente. Enquanto o personalizado atende cada pessoa de uma forma distinta, com foco em seu perfil, necessidade e interesse. Lembrando que você pode e deve estar aberto para usar as duas formas.

O atendimento padronizado trata todos de forma igual, com isonomia. O personalizado, por sua vez, enxerga cada indivíduo sob a ótica do relativismo, da subjetividade, de maneira específica e única.

Como personalizar o atendimento na sua empresa?

A tecnologia cada vez mais vai tomar espaço para trazer facilidades no atendimento das empresas e rapidez para o cliente decidir onde e como encontrar o que procura.

Uma ferramenta indispensável que muitos restaurantes, Delivery de alimentação ou empresas com grande fluxo no atendimento diário já aderiram é o Chatbot.

Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

Você pode personalizar as respostas de acordo com seu modelo de serviço deixando o Robô finalizar o atendimento e encaminhar o pedido.

Dica de Controller:  Usar a estratégia de pós-venda enviando um questionário de satisfação perguntando se o produto chegou como o esperado fará toda diferença, logo, seu cliente perceberá que sua empresa tem

  • Empatia;
  • Respostas rápidas e precisas;
  • Humanizado mesmo que por vias digitais;

Conhecendo seu cliente, costumes da sua região e diversificação ao consumidor omnichannel será elogios de atendimento na certa. 

Entenda mais alguns benefícios desta tecnologia: 

  • Aumenta o número de prospecção de clientes;
  • Aumenta a taxa de retenção de clientes, seja presencialmente ou pelos canais de comunicação;
  • Eleva o índice de fidelização;
  • Estreita as relações com os clientes;
  • Engaja os clientes com sua marca;
  • Torna seu atendimento escalável;
  • Sobe o fluxo de caixa e muito mais;

O que você perde em não modernizar?

Infelizmente as perdas são grandes como baixa percepção de valor, menos negociações efetivas, piorando assim o volume em comparação a sua concorrência.

Você percebeu a importância certo? Conte com a Controller para agilizar o seu atendimento ao cliente! Clique aqui e fale conosco.