A Nota Fiscal Eletrônica 4.0 (NF-e 4.0) começa a vigorar no dia 2 de julho de 2018 e a partir desta data os profissionais deverão ficar atentos às novas regulamentações do Governo Federal para este ano.
Muitas mudanças foram feitas comparando-se com a versão anterior, é preciso ficar atento às novidades. Essas novidades já estão em vigor, mas algumas ainda não são obrigatórias. Desde o dia 20 de novembro de 2017, está aberto o ambiente de homologação para testes. Em 4 de dezembro de 2017 começou a funcionar na prática o ambiente 4.0. Porém, por enquanto, tanto as notas na versão 3.10 quanto as notas na versão 4.0 são aceitas.
Não podemos esquecer que a NFe 4.0 não funcionará em Windows XP nem o Vista, pois são sistemas operacionais que não possuem suporte ao protocolo TLS (Transport Layer Security – Segurança da Camada de Transporte) na sua versão 1.2 ou superior, ou seja, na versão NFe 4.0 não será permitida a comunicação via protocolo SSL (Secure Sockets Layer – Protocolo de Camada de Segurança). Apenas o protocolo TLS 1.2 ou versão superior será permitida e autorizada.
Dia 2 de julho de 2018 começa a valer apenas a NF-e 4.0, o Governo Federal não vai mais aceitar as notas na versão 3.10. Portanto, você tem pouco tempo para migrar completamente para o layout 4.0 e evitar qualquer problema decorrente de incompatibilidades quando chegar a data limite.
Não perca tempo, atualize seu sistema e fique tranquilo quanto a esse assunto, não deixe para a última hora!